É comum nos esquecermos de cuidar da parte elétrica de nossa residência, já que esta é uma parte que não temos acesso com tanta facilidade e acabamos sofrendo com problemas nessa área.
É importante ter em mente que cuidar das instalações elétricas regularmente significa preservar a nossa segurança, assim como a de nossa família. Pensando nisso, trouxemos dicas que irão te auxiliar nessa tarefa.
Soluções temporárias podem sobrecarregar o sistema elétrico, causando danos ainda maiores como perda de aparelhos elétricos e, em casos mais graves, incêndios.
É preciso ter em mente que cada tomada tem um limite de carga, por isso é necessário tomar cuidado para não sobrecarregar os adaptadores que utilizamos nelas.
Outro ponto importante é lembrar que os plugs de cada aparelho têm amperagens diferentes, e os adaptadores não resolveram esse impasse.
Caso perceba que a amperagem de seu aparelho eletrônico não condiz com a tomada escolhida, mude de tomada. Isso evita possíveis curtos e pode salvar seu aparelho eletrônico.
2. Fique atento às normas de segurança:
As normas de segurança aplicadas no setor de eletricidade ditam as ações que devem ser tomadas para preservar a vida de um indivíduo. Ela traz em seu conteúdo ações como:
– Necessidade de desligar o quadro de energia em casos de reparos na parte elétrica de um local;
– Troca de materiais danificados ou obsoletos;
– Cuidado com sobrecargas.
É especialmente desenvolvida para a proteção dos trabalhadores que atuam no setor de eletricidade, mas deve ser seguida por todos para que a parte elétrica de nossa residência se mantenha íntegra.
3. Ajuda profissional
Contratar um profissional qualificado para realizar os reparos necessários é sempre a melhor maneira de evitar acidentes.
Dessa forma, é possível garantir um serviço bem feito e evitar surpresas desagradáveis com problemas recorrentes.
4. Dê preferência a equipamentos modernos
Substituir equipamentos antigos pode parecer um trabalho exaustivo, mas é importante ter em mente os benefícios que equipamentos modernos trarão em longo prazo.
Fios desencapados, tomadas, disjuntores e filtros de linha antigos, além de quadros de energia mal distribuídos podem causar grandes dores de cabeça para o morador, bem como aumentar significativamente o risco de acidentes domésticos.
5. Invista em qualidade
Outra forma de garantir que a parte elétrica de sua casa esteja íntegra ao longo dos anos é investir em equipamentos de qualidade.
Verifique se os equipamentos possuem certificação do INMETRO e dê preferência a eles. Produtos sem o certificado têm maiores chances de apresentarem problemas como choques e curtos-circuitos.
Fique atento!
Cuide regularmente das instalações elétricas de sua residência. Medidas preventivas podem aumentar o tempo útil dos equipamentos e evitar acidentes.
Por isso, é importante manter o monitoramento das instalações e do funcionamento dos aparelhos, cuidando para que não fiquem expostos a altas temperaturas e outros fatores externos.
Mantenha também as tomadas, disjuntores e fios longe de torneiras, para evitar que entrem em contato com água, não coloque arames no lugar dos fusíveis, evite colocar cortinas próximas a fios e tomadas para evitar incêndios e em caso de longos períodos fora de casa, desligue os aparelhos eletrônicos.
A Acotram - Transformadores e Máquinas Elétricas é uma empresa de Engenharia Elétrica especializada na venda , reforma, manutenção de transformadores e de disjuntores de média tensão.
Sob Consulta
Sob Consulta
Sob Consulta
Sob Consulta
Sob Consulta